terça-feira, 24 de março de 2009

Tuberculose tem cura.


Hoje é o dia mundial de combate a Tuberculose.
Tem início hoje, às 8h30, no Centro de Saúde Gentil Bertone, no Conjunto Esperança, uma extensa programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março). Na oportunidade, a equipe do Programa Estadual de Controle da Tuberculose vai realizar uma blitz da saúde nas ruas próximas àquela unidade para informar a população sobre os riscos e prevenção da doença.
A coordenadora do programa, Elcenira Farias do Nascimento, ressalta que o trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Saúde do município e que durante a semana serão realizadas palestras nas escolas públicas, incluindo as faculdades. “Nesta quinta-feira estaremos desenvolvendo o assunto com os alunos do terceiro período do curso de Enfermagem da Uninorte”, destaca.
Na ocasião serão feitos testes de Produto Protéico Derivado (PPD), que indica se a pessoa teve ou não contato com o bacilo de Koch, o causador da tuberculose. A pneumologista Célia Rocha diz que apesar dos avanços da medicina, ainda são registrados muitos casos da doença no país. Ela lembra que própria Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a tuberculose recrudesceu após a incidência da aids.
Durante a programação da semana alusiva à campanha de combate a doença, os técnicos em saúde oferecerão as informações necessárias para que a população possa se prevenir e buscar ajuda no caso de contato com o bacilo. O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.
A data foi instituída em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. O fato, até os dias atuais, é considerado como um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial. No Brasil, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS) oferece exames e medicação gratuitos para a população.

Saiba como identificar e prevenir a doença.

Como forma de prevenção, os especialistas em saúde chamam a atenção para os sintomas da doença: tosse com catarro por mais de três semanas, febre baixa no fim do dia, emagrecimento, perda de apetite, suor noturno, cansaço e dor no peito. O alerta inclui ainda a orientação de que a pessoa busque o posto de saúde mais próximo de sua casa para o encaminhamento, uma vez que quanto mais cedo a doença for descoberta mais rápida será a cura.
Outra forma de prevenção é feita logo após o nascimento das crianças por meio da vacina BCG. O tratamento da tuberculose é de graça, tem duração de seis meses e pode ser realizado em qualquer centro de saúde e em casa. A internação no hospital é necessária em poucos casos. Porém, uma vez iniciado, o tratamento não deve ser interrompido, sob pena de ter o processo de cura dificultado.

Nenhum comentário: