Uma importante alternativa para otimizar assistência em saúde.
A Prefeita de Floresta Azul Dra. Sandra Cardoso, assinou no último dia 05 a adesão a instituição da “Fundação Estatal” que é uma autarquia especial sem fins lucrativos, um modelo jurídico-institucional novo. É uma nova instância intermunicipal, com co-gestão entre municípios, disse Hêider Pinto. diretor de Atenção Básica da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Sesab,O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Floresta Azul a assinatura se deu no centro de Convenções da Bahia com a presença do Secretários Estadual da Saúde Dr. Jorge Solla e da Secretária Municipal da Saúde Larissa Pimentel.
A Possibilidade de construir uma carreira com garantia de todos os direitos trabalhistas, com valorização do seu trabalho, educação permanente e mobilidade para mudar de município, entre outras vantagens como integrar equipes completas e estáveis. Esses são alguns atrativos para o profissional de saúde que passar a trabalhar sob o regime de Fundação Estatal, um novo modelo de gestão que está sendo instituído pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Sesab. Já assinaram protocolo de adesão 237 prefeitos, e mais de 80 Câmaras Municipais já aprovaram leis legitimando a Fundação Estatal em seus municípios.
Mostra Estadual
O assunto foi aprofundado (terça, 5), durante a I Mostra Estadual de Saúde da Família, na mesa “A Fundação Estatal e a carreira estadual de Saúde da Família: transformando a Atenção Básica em toda a Bahia”. A proposta de instituição da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) foi detalhada pelo diretor da Diretoria de Atenção Básica da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Hêider Pinto; Pelo médico sanitarista e professor da Universidade Federal de São Paulo, Arthur Chioro; pelo professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBa, Jairnilson Paim; pela superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia da Sesab, Gisélia Santana Souza; e pelo secretário de Saúde do município de Prado, Antonio Carlos Neto, presidente do Conselho Curador da FESF.
Além da Fundação Estatal de Saúde da Família, que está sendo instituída, a Bahia registra outra iniciativa no novo modelo de gestão. É a nova Bahiafarma, empresa criada em 1981 para produção de medicamentos e matéria-prima farmacêutica e desativada a partir de 1996, que foi recriada na atual gestão pelo secretário Jorge Solla.
A criação da nova Bahiafarma pelo modelo de Fundação Estatal foi aprovada no dia 20 de janeiro na Assembléia Legislativa e publicada dia 4 de fevereiro no Diário Oficial do Estado. Hoje, encontra-se em processo de legalização de registro em cartório, como informou a superintendente Gisélia Souza. A Fundação Estatal da Bahiafarma prevê um Conselho Curador com 9 membros e diretoria executiva com 4 diretores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário